ARTIGOS E NOTÍCIAS

LEVIER

Publicada por piscinas em 21.5.07

Foi nesta pista qu o Jonas deu os "primeiros passos" no karting.
A razão é simples. É a pista mais proxima (90km) e a mais adaptada á aprendizagem.
Levier tem duas pistas, uma pequena utilizada para o aluguer e uma grande reservada aos karts de competição.
Foi na pequena pista que o Jonas aos 7 anos começou a andar. Foi ali que ele lhe tomou o gosto.
Era giro de ver que cada vez que lá ia-mos os tempos melhoravam. Era o challenge, 34,33.5, 33, 32.5, o problema era quando um mais experiente chegava e fazia 31. Aí a gente dizia: hummm 31 não sei se o Jonas alguma vez o vai conseguir. De qualquer maneira ao fazer 33 já conseguia acompanhar os karts de aluguer e isso já era motivante.
Na pista grande quando ele lá ía, andava em 1,06 e a gente dizia - Não está mau- mas estava, e a gente começava a duvidar, os melhores andavam no 1 minuto e uns decimos, ir buscar 6 segundos parecia-nos dificil.
O tempo foi passando e o Jonas já andava em 1.02, dissemos então ao importador onde compravamos as peças, que não ía tardar e o Jonas tambem íria andar em 1 minuto, a resposta foi: se ele andar em 1 minuto eu meto-lhe um kart gratuito para ele correr.
Pouco tempo depois o Jonas conseguiu andar no famoso minuto e uns decimos como os melhores. É claro que anunciámos ao man a façanha , mas ele já se tinha esquecido do que tinha dito hehehe.
Isto vem a respeito de muitas conversas que se têm entre pilotos preparadores e teams.
Disse-me uma vez um preparador: nós em Levier não andamos num minuto, nós andamos em 59. 59?? para descer a um minuto já não é todos os dias, nem para todos e este vem nos dizer que anda em 59?
Bom, a partir dali a fasquia passou para 59, pois se alguem o conseguia o Jonas tambem era capaz e a verdade é que o tempo de 59 (mais uns decimos) passou a ser a referencia.
uma vez que o Jonas o conseguiu, 59 passou a ser a referencia para saber se o motor estava a andar bem ou não.
Na categoria "mini" o rapport pinhão coroa é sempre o mesmo (12-84) não podendo ser alterado, isso permete-nos de nos concentrar unicamente sobre as afinações e o carburador.
Levier tem a particularidade de os tempos variarem até dois segundos de um dia para o outro. Nunca consegui compreender porquê e penso que ninguem ainda o conseguiu, pois todos cronometram os os outros para saberem a referencia do dia.
Um certo dia estavamos lá a treinar e o Jonas estava a alinhar tempos no segundo 59 com regularidade. em conversa dissemos - não sei porquê mas tenho impressão que seria possivel andar no segundo 58. O Jonas mete o capacete, eu meti-lhe o motor a trabalhar e lá foi ele para a pista. Comecei a cronometrar e na segunda volta o tempo no meu cronometro baixou para 59.1, já era record. Voltou a passar e o meu cronometro marcava 58.9. estava em parampas,mais uma volta e outra vez nos 58 deixei-o fazer mais duas voltas e mandei-o parar. Ele parou e com o dedo apontava para o Alfano. Lá estava a confirmação, melhor volta em 58.72!! parecia simplesmente incrivel, mais a mais que ele tinha feito 4 voltas abaixo dos 59.
Ainda mais curioso é o facto do motor apenas ter feito 11'600 rotações, e quando um motor está a andar bem, faz nesta pista 11'800. Na fotografia pode-se tambem ver que na volta anterior ele tinha feito 5 centesimos a mais
Nunca mais conseguimos fazer os mesmos tempos, mas a partir dali podiamos dizer ´"nós andamos em 58" yeeessss!!! Fizemos uma fotografia para imortalizar o feito e não apagámos o Alfano enquanto não mostramos a toda a gente, lol. Levier em 58 num mini, por enquanto só o Jonas.
Depois disto poderiamos dizer que ganhar em Levier é uma coisa facil para o Jonas, mas a realidade é outra. Só conseguimos ganhar em Levier uma vez e ainda por cima na vez em que não acreditavamos pois o Jonas partia do 8° lugar. Foi na Bridge em 2005.
Nas outras provas ou era segundo ou como aconteceu uma vez em que liderava foi posto fora na ultima volta. Já diziamos que em Levier nunca iriamos ganhar e na bridge quando o Jonas ganhou até custou a acreditar.
A proxima prova vai ser lá, e como de costume não vai ser a prova para onde partimos com mais confiança. Não sei porquê, mas o Jonas tem uma relação de amor e de odio com aquela pista e nunca se sabe como vai ser no dia D.
Em todo o caso é o lugar mais marcante da historia kartista do Jonas e talvez a pista mais tecnica que conhecemos.

http://www.circuitdelenclos.com/

« Ínicio