ARTIGOS E NOTÍCIAS

Jonas vence a primeira

Publicada por piscinas em 7.5.07

O Jonas ganhou ontem a primeira prova do TROFEO VEGA na categoria Junior que teve lugar na pista Francesa de Biesheim.

Foi uma vitoria inesperada, pois a participação do Jonas esteve em risco de não ser possivel por razões de saude.

No sabado de manhã começamos, como de costume a andar, e a fazer as afinações para o circuito. O problema é que os tempos estavam longe de ser bons, e o Jonas que eu via na pista não era o Jonas que eu "conheço". Alguma coisa não estava a bater bem, mas ele não se queixava, tentando esconder o problema.

Foi então que fizemos "tilt" e descobrimos o problema. O Jonas tinha no dia anterior feito uma marcha de 5 horas na escola, cerca de 20km, e tinha os musculos das pernas e das ancas completamente presos e dolorosos. Ele nunca se queixou e só por volta da uma e meia a que saiu do karting e disse que não podia mais.

O Luis, (paramedico) e a sua companheira (enfermeira e praticante de triatlon) identificaram logo o problema e felizmente o Luis tinha tido a boa ideia de ter preparado um pequeno saco com alguns produtos de primeiros soccorros em caso de acidente.

O diagnostico foi feito e o problema era concentração de acido lacteo nos musculos. Tratamento prescrito: tentar correr durante 15 minutos para facilitar a sua evacuação e tratamento anti-inflamatorio.

Ás duas horas arrumámos tudo e fomos para o hotel. Escolha de um anti-inflamtorio que reduzisse as dores e descanso.
Por volta das 5 o Jonas encontrava-se melhor e fomos fazer os 15 minutos de footing para aquecer os musculos e chegados de novo ao hotel a companheira do Luis fez-lhe massagens musculares.
Fomos jantar, mas ainda durante o jantar o Jonas disse que ía dormir. Quando chegámos ao quarto o Jonas já dormia e pensámos que no dia seguinte ele talvez estivesse melhor. Á uma da manhã o Jonas acordou aflito, pois tinha dificuldades respiratorias e estava em "brasa". A Paula acalmou-o e deu-lhe um "buscopan", com o efeito ele voltou a adormecer.

O Jonas tem um bom treino fisico, mas é baseado na natação. Nós na sexta tinhamos hesitado em deixá-lo fazer a marcha, mas como na escola sabem que ele faz karting, certamente que eles iriam pensar que ele não tinha ido, para ir para a prova e nós não queriamos problemas. De certeza que no futuro não voltamos a correr o mesmo risco.

No domingo de manhã pensavamos que iriamos á pista para anunciar a nossa não participação, mas o Jonas dizia que estava bem e queria fazer a corrida.

Fizemos o controle tecnico e o controle administrativo (que devia ter sido feito no sabado) e o Jonas lá foi para os treinos libres.

A coisa parecia melhor, montámos os pneus novos e lá fomos para os cronos.

Nesta primeira prova houve cerca de 70 pilotos inscritos dos quais 26 entre as duas categorias ( 17 em 155kg e pneus moles e 9 em 145 e pneus duros a categoria do Jonas) que corriam juntas e onde o Jonas prticipava.
Os cronos das duas categorias foram divididos em 2 grupos. Fim dos cronos e surpresa, o Jonas tinha feito a pole da sua categoria.

A grelha foi feita com os tempos da geral e o Jonas partiu da quarta fila, uma grelha de 26 pilotos numa pista de 700m é um bocado demais e partir no meio, dá sempre fricções a quem está de fora. O Jonas partiu bem e subio ao 4° lugar geral e primeiro da categoria á vontade, acabando a a manga no 5° da geral e primeiro da categoria com bastante avanço.

Misturar categorias, não me parece uma boa ideia, pois neste caso era notorio que a categoria que tinha os pneus moles, embora tivesse 10 kg a mais era muito mais rapida, não só na travagem como na velocidade em curva, ou seja o ligeiro avanço conseguido na acelaração, não compensava as vantagens da travagem e da velocidade em curva.

Para a segunda manga, visto que corriamos em categorias diferentes, acordámos entre pilotos que se um piloto da outra categoria estivesse mais rapido o Jonas deixaria-o passar, para não falsear a sua corrida.

Na pré-final o Jonas partia da terceira fila e no arranque fez o Hot-shot, sendo o primeiro a negociar a primeira curva, na recta seguinte deixou imediatamente passar 4 da outra categoria, para que eles fizessem a sua guerra, guardando o 5° lugar até ao fim pois o seguinte da outra categoria estava distanciado. Acabou mais uma vez em primeiro da sua categoria á vontade.

Para a final, combinámos que eu faria sinal ao Jonas da distancia que ele tinha do segundo da categoria, e que ele desde que tivesse um da outra categoria atrás o deixaria passar imediatamente, pois era arriscado andar com um piloto da outra categoria atrás, pois ele podia "esquecer-se" e enviá-lo para a relva. Como o Jonas andou sempre com avanço consideravel, a Final acabou por ser mais uma corrida tranquila que acabou com mais uma vitoria.

Para esta primeira corrida houve 9 inscritos na categoria e o nivel era bastante bom, pois alguns dos pilotos presentes já estavam no terceiro ano e com material de primeira. O piloto que me ocupei no campeonato Romand teve nesta corrida como mecanico o Frank que é um Alemão mecanico profissional e com grande experiencia a nivel internacional. Acabou em terceiro, sem nunca ter incomodado o Jonas.

Durante o dia o Jonas nunca se queixou de nada ao nivel da saude, tudo levando a crer, que a força de querer ganhar, suplantou tudo, e mesmo se fosse evidente que o Jonas em estado normal seria capaz de ainda melhor, o que ele fez foi suficiente para conseguir os seus objetivos.

Foi o mais pequenino que ganhou, mas como dizia o outros os homens não se medem aos palmos.
Um abraço a todos
Familia Rodrigues


GALERIA FOTO
Galeria foto, Biesheim TROFEO VEGA

« Ínicio