ARTIGOS E NOTÍCIAS

TREINOS EM BRIGNOLES

Publicada por piscinas em 4.3.07

Como o Jonas estava esta semana de ferias escolares queriamos aproveitar para dar umas voltas de karting.
A ideia era treinar sexta e sabado. Consultámos a meteo para esses dias e a unica região onde estava anunciado bom tempo era no sul da França, aqui pelas bandas era só chuva e frio.
Que circuitos é que há no sul da Fança?... Brignoles!! o circuito do pai do Jules Bianchi.
Jonas, queres ir andar no circuito do Bianchi?? IAAAAAÁ!!! foi a resposta imediata. O Jules Bianchi é um dos seus pilotos preferidos e como ele passa a vida a andar lá, até se podia dar o caso de poderem andar juntos.
Na quinta ao meio dia, metemos as cordenadas no GPS e lá nos fizemos á estrada, 580km que foram feitos em grande parte debaixo de chuva. A 100 km da chegada enfim a chuva parou deixando aparecer os primeiros raios de sol.
Fomos dar uma vista de olhos na pista, que já estava fechada e fomos procurar uma "espelunca" para passar as duas noites previstas.
Na manhã de sexta feira, lá fomos nós para a pista, onde já estavam presentes 4 teams a preparar o material. A boa noticia foi que dos 7 ou 8 pilotos presentes apenas um tinha um ICC (125cc velocidades) os outros eram todos "ROTAX" ou seja da mesma categoria que o Jonas.
Fizemos um Check-up ao kart do Jonas, metemos o motor em marcha, e o Jonas partiu para um run de reconhecimento do traçado.
A pista é "engraçada", é uma pista de 1000 metros, desenhada num declive. Tem uma longa recta, que acaba com uma curva larga que fecha no fim e que precede uma subida que vai dar a uma serie de cotovelos sem fim até chegar de novo á recta.
No bar fomos informados que o Jules não iria estar lá porque estava no circuito de Landenon, a treinar-se em Formula Renault 2000 em vista do campeonato Francês e das 3 provas do campeonato europeu que ele tem previsto para este ano.
O Jonas entrou do primeiro run e reparámos que un dos pneus da frente estava com as "fibras" á mostra, era tempo de lhe meter os 4 pneus novos que tinhamos trazido.
Montámos os VEGA verdes (duros) e o Jonas lá foi dar as suas voltas.
De imediato reparámos que o Jonas era o piloto mais rapido em pista, o que era um bom sinal. Os pilotos que lá estavam eram certamente da região e não eram nenhums nabos, não só pelo seu andamento, como pelo facto de estarem integrados em teams, apenas um deles era privado (o mais lento).
A unica referencia de tempos que tinhamos para a pista na categoria, era um teste feito recentemente por Jules Bianchi e publicado na revista "Kart Mag", em que ele testou a influencia do peso nos tempos realisados. Nesse teste ele realizou o seu melhor tempo num ROTAX em 45.4s.
O Jonas ao longo do dia andou regularmente abaixo do segundo 46 (era o unico) e fez o seu melhor tempo em 45.7. Ficar a 3 decimos de um dos mehores pilotos do mundo de karting, numa pista que é a sua e onde anda desde "bebé" parece-me que não é mau, mais a mais que era a primeira vez que lá metia os pés.
Durante toda a sexa feira, o Jonas esteve sempre mais rapido que todos os outros ROTAX de cerca de 1 segundo, o que andava mais proximo nunca baixou, em todo o caso nos cronos que nós tirámos, de 46,4.
Um grupo veio ter com a gente para perguntar onde é que tinhamos preparado o motor. Preparado o motor?? este motor tem 3 horas e está como saiu do cartão. É claro que lá se foram a pensar que eu lhes estava a contar estorias, mas o que tinham ouvido era a verdade.
No sabado voltámos á pista, mas apenas lá estavam dois pilotos em ICC, o Jonas tendo que andar sozinho na sua categoria.
Por volta da 10 horas um Renault Megane V6 Trophy entrou na pista, deu duas voltas, foi parar á areia e saiu, Era o Jules que tinha chegado e tinha ido dar uma volta no circuito com o seu "brinquedo".
Falámos com ele no bar, estivemos ver um video dos seus treinos de sexta feira no Landenon e continuámos a andar. O Jonas embora ainda tenha conseguido de manhã andar no segundo 45, depois começou a subir os tempos, os pneus tinham chegado ao fim.
Embalámos tudo e fomos dar uma volta nas redondezas.
No sabado de manhã, fomos ver o mar, obrigatorio, e voltámos para o frigorifico.
Foram dois dias á maneira. Poder andar dois dias em T-Shirt no mês de Março. só no sul da França, (a sorte que os melgas têm). Agora como o tempo começa a melhorar aqui pelas bandas, os treinos vão-se intensificar e esperamos estar mais ou menos preparados para o TROFEO VEGA.

http://www.jules-bianchi.com/33/Palmarès.html

« Ínicio