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O LOEB tambem gosta de karting

Publicada por piscinas em 10.4.07


Ontem, segunda feira, aproveitámos o feriado para treinar na pista de Levier.
Como era feriado, estavam bastantes pilotos a treinar.
O Jonas ao entrar de um run, diz-nos que o Loeb estava sentado na esplanada.
Fomos á esplanada confirmar e de facto lá estava um piloto com o fato vermelho da Citroen, com oculos escuros, em companhia de um outro piloto com o fato da Pescarolo "Playstation". Era de facto o Loeb, mas se o Jonas não nos tivesse dito, não o tinhamos reconhecido (ainda estou para saber como é que ele o reconheceu da pista. LOL) Pois ao vivo ele não muito parecido com as fotografias hehehe.
É claro que a curiosidade, era saber como ele se desenrascava num karting.
O que é verdade é que o Senhor Loeb, se "desenrasca" muito bem na coisa.
Ele estava a andar com um chassi Birel, com um motor KZ (ICC 125 velocidades) que é um tipo de karting que exige muita experiencia para se poder tirar a quinta essencia.
Um piloto de ralis normalmente tem dificuldade a adaptar-se á condução de um kart. Tive oportunidade de ver o Olivier Burri, 4 vezes campeão suiço da especialidade numa prova da Bridge com um kart da mesma categoria, e depois de andar sabado e domingo, no domingo continuava a levar uma volta de varios concurrentes, nunca tendo atinado com a coisa.
O Loeb que cronometrei 3 voltas, andava num excelente ritmo, e os 3 tempos foram os 3 no mesmo decimo, o que mostra que não é por acaso que ele é um piloto que é competitivo em qualquer terreno e em qualquer tipo de maquina.
E claro que aproveitamos para o felicitar do seu ultimo resultado no nosso rali e fazer uma fotografia dele com o Jonas, coisa que ele aceitou, prontamente, embora deixando transparecer o seu carater reservado.




O Jonas continuou os seus treinos, gastando até ao fim os pneus que tinhamos montado em Chateau Gaillard. Ficámos a saber que a vida desses pneus (VEGA verdes (duros) ) têm uma duração maxima de cerca de 150 voltas, pois tinhamos feito 74 voltas em Chateau e aqui fizémos 78, o que quer dizer que podemos fazer um domingo de corridas e utilizá-los para os treinos seguintes embora com menos perfomances.
O maior problema actualmente é a falta de comparação directa, pois praticamente todos os "junior" andam com motores KF3 ou com os antigos juniors, deixando de se ver os motores do tipo que o Jonas utilisa (X-30 Rotax etc.).
Ao nivel de tempos, o Jonas conseguiu andar no mesmo ritmo de um piloto presente (segundo na primeira prova da Bridge este ano) e que anadava em KF3, fazendo mesmo o seu melhor tempo 3 decimos mais rapido que o melhor tempo que controlei desse piloto, mas as comparações feitas com material diferente (pneus e motor) são sempre aleatorias e só podem ser feitas em situação de corrida quando todos os pilotos têm o mesmo material.
O nosso desejo actual é conseguir um motor KF3, mas 3000 euros num motor que talvez dentro de 6 meses irá estar completamente desatualisado é um risco que não queremos correr. As novas homôlugações para 2008 vão já ser feitas dentro de dois meses e certamente que esses motores serão muito mais perfomantes que os actuais, de maneira que, na nossa situação o melhor é esperar para ver.

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