ARTIGOS E NOTÍCIAS

ROTAX MAX CHALLENGE - VESOUL

Publicada por piscinas em 27.8.09



David contra Golias é muito bonito mas tem os seus limites.

Nós tentamos, mas o que é impossivel, é impossivel.

Depois de termos feito Levier com o chassi do ano passado por o deste ano se entortado, fomos para Vesoul com um no quadro que fizemos vir da PCR. O problema é que quando o recebemos verificámos que o desenho não era o mesmo.

No dia em que fomos á pista treinar o Jonas disse que o chassi era bom e os tempos feitos confirmavam, mas neste sabado quando a temperatura estava alta e a pista cheia de borracha o chassi ficava colado. Tentámos todas as soluções, pressão dos pneus baixa e alta, chassi, baquet, pontões, tudo desaparafusado, mas o resultado era sempre o mesmo quando o Jonas entrava os pneus vinham sempre cheios de borracha e o Jonas queixava-se que o kart não saia das curvas, normal. Os tempos eram tão maus que nem nos 10 primeiros dava para entrar. A castastrofe. Sabado á noite adivinhem como decorreu o jantar.

No domingo de manhã nos treinos libres a desgraça confirmava-se com o Jonas a fazer apenas o 8° tempo. O jonas queixava-se ainda dos travões que tinham as plaquettes no minimo, mas a PCR não existe na Suiça e como tal não pudemos comprar outras.

Nos cronos o Jonas aplicou-se a 110% e conseguiu o 5° tempo. Não era o ideal mas já estava melhor, pois partia do interior. Partida para a primeira manga e o Jonas, como de custume faz a sua super partida e sai da primeira curva em segundo. Como dois karts ficaram lá, O Jonas e o Mader conseguem algum avanço. Como o Kart do Jonas colava a unica solução encontrada para compensar um pouco o problema foi meter uma coroa maior, para pelo menos sair melhor das curvas, mas o problema é que era muito penalisante nas partes rapidas deste circuito que é um circuito de motores e onde a media é de 93kmh. O jonas ganhava nas partes tecnicas mas depois nas partes rapidas perdia tudo. Mesmo assim conseguiu guardar o segundo lugar até ao fim.

Na segunda manga partia em segundo, do mau lado, mas negociou bem a primeira curva e saiu em primeiro ganhando mesmo algum avanço. se a corrida tivesse 4 voltas tinha ganho, LOL, só que eram 14 e não conseguiu resistir ao Mckee que estava imperial neste circuito, ajudado por um bom motor e um chassi BIREL bem preparado. Conseguiu mesmo assim chegar em segundo.

No computo das duas mangas O Jonas o Mckee e o Mader tinham 4 pontos, mas como são os tempos nos cronos que fazem a diferença o Jonas ficou em terceiro.

Para a final o Jonas sai em terceiro, e mais uma vez á saida da primeira curva já está em primeiro (é impressionante como ele encontra o buraco). Foi sol de pouca dura porque nas partes rapidas não havia nada a fazer, pois as diferenças de velocidade eram demasiado grandes e não conseguiu resistir aos pilotos que o precediam, passou para segundo, depois para terceiro e depois para quarto quando o que vinha em terceiro lhe deu um toque que o obrigou a fazer corta mato, mas mesmo assim conseguiu voltar á pista sem perder mais lugares, no final estava a recuperar ligeiramente mas já não havia volta suficientes. Quarto lugar final.

Com mais 50 e 48 pontos conseguimos guardar o segundo lugar do campeonato, ficando tudo por resolver na ultima corrida. É claro que se não nos tivessem roubado a victoria de Mirecourt estavamos agora em primeiro, mas isso são aguas passadas e não se pode fazer nada.

A lição a tirar até agora é que os motores são todos iguais, mas há motores mais iguais que outros. A Swiss Hutless tem 3 pilotos que até nem são grandes espingardas, mas conseguem sempre os 3 primeiros lugares da grelha. Aquilo até assobia. Eles dizem que são os chassis que fazem a diferença, mas eu já lhes disse se não podiamos trocar os motores para ver se era o chassi mas eles não estão de acordo, hehehe. Fazer este campeonato como privado absoluto e com um motor de "cartão" quando três grandes importadores (CRG, BIREL, MSKART) e o fabricante Swiss Hutless participam a fundo com as suas grandes tendas e tudo, é missão impossivel e comercialmente não interessa a nenhum deles que um privado venha ali e ganhe pois é um "mau exemplo". É preciso mostrar que só com um grande team se pode ganhar (clientes precisam-se).

Para a ultima prova 4 pilotos estão em situação de ganhar o campeonato, embora o Mckee tenha uma vantagem consideravel. O problema vai ser o jogo de equipa dos teams. Meter um piloto fora não é assim tão dificil como isso e com a cumplicidade dos comissarios ainda é mais facil. O Jonas sozinho no meio das feras, vai ter a vida dificil. Vamos fazer o possivel e depois logo se vê.

Estamos inscritos para a ultima prova do ROTAX EURO CHALLENGE em Salbris mas se não encontramos um motor como os que se vêem andar aqui, vejo a coisa mal parada, mais a mais que o budget ainda nem existe. A ber bamos.

Um abraço a todos.

Carlos

Resultados e fotos:


http://www.karting.ch/ShowMessage.php?xPosNo=86

« Ínicio