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Jonas vence a primeira do Challenge Rotax Max Suiço

Publicada por piscinas em 15.4.09

O Challenge Rotax era algo que me trotinava na cabeça a algum tempo, pois tinha muitas duvidas sobre o que se anunciava e o que se falava. Uns a dizerem que eram as provas onde o piloto fazia a diferença e outros a dizerem que era a mesma coisa, ou seja só alguns tinham motores para ganhar.

Como este ano anunciava-se aqui um Challenge Rotax feito profissionalmente e em grande pompa achámos que era o ano ideal para participar.

Efectivamente nesta primeira corrida tudo se passou como anunciado. O Marc Surer esteve lá toda a tarde a assistir ás corridas, fez o seu speech (em Alemão) não sei o que disse mas deve ter tido razão. E tivemos mesmo direito a Pit Babes com chapeu de sol e tudo. O diretor de prova mostrou-se muito bom com algumas penalidades, avisos, e mesmo bandeiras Azuis!! o que muitos se esquecem de utilizar. Os anunciados inspectores da Rotax Austriaca tambem lá estavam a fazer os seus controis e para ajudar á festa eram cerca de 100 o numero de pilotos inscritos nas varias categorias.

Nós não temos nenhum motor Rotax e decidimos alugar um para a época, ou seja recebemos um motor no sabado para treinos e corrida.

Como nesta pista são proibidas as corridas no domingo (Suiça Alemã) tivemos que ir no sabado treinar, voltar para casa e ir de novo na segunda feira de Pascoa para a corrida.

Sabado de manhã recebemos o motor e primeira desilusão, era um motor novo saido do cartão. É sabido que um motor Rotax só começa a andar ao fim de 3, 4 horas, portanto nunca teriamos tempo de as fazer.

Fizemos as duas sessões de rodagem e depois começámos a andar. Primeira constatação o motor não fazia mais que 12000 rotações quando deveria fazer 13000. Um mecanico da Cariget (o importador a quem alugamos o motor) veio e mudou os gliclers do carburador e tuti quanti. Nada mudou, o motor continuava a não fazer as rotações. Comecei a "aquecer" e a entrar numa de, que como tinha medo, o Jonas Rodrigues não fosse muito bem vindo num campeonato composto a 99% de Suiços Alemães. Felizmente o Banella (o mecanico Italiano da Carieget) não se cansava de ver tudo no motor para encontrar a falha e anunciou-me que iriam levar o motor para analizar pois o problema deveria estar no cilindro.

Voltámos para casa com muitas duvidas se a escolha que tinhamos feito teria sido a melhor, porque com um motor daqueles não tinhamos qualquer hipótese de brilhar. Eu com os meus botões já me dizia que o veio de equilibragem deveria estar montado com dente de diferença o que impedia o motor de fazer as rotações.

Eu sei que voçês devem pensar que isto é um "vicio" mas o que é verdade é que no domingo á noite a Paula teve que ir com o Jonas á procura de uma clinica para tentar encontrar qualquer coisa para o Jonas que tinha escolhido a boa altura para apanhar a sua "gripe do polen" Tosse, Tosse, e febre alta. Na segunda feira á 4h30 da manhã termometro e resultado: 39.4 de febre. Tudo na maior para irmos buscar o reboque que tinha lá ficado e voltar para casa.

O Jonas queria de qualquer maneira tentar fazer a corrida, todo apanhado, mas queria lá ir. Montámos o motor que segundo o Cariget tinha sido controlado e estava absolutamente como os outros. Treinos libres e de facto o motor estava a andar bem, nada melhor para o moral. Mudámos o Gicler de 160 para 158 e nos segundos libres o motor já estava a fazer as 13000 da praxe. O Jonas dizia que de vez em quando tossia, mas que conseguia controlar. Só que numa pista que é um torniquet, não há muito tempo para respirar. Estava a ver a coisa mal parada.

Fomos para os cronos e como eram 18 pilotos, tinhamos como objetivo conseguir ficar nos 10 primeiros. A coisa passou-se melhor pois o Jonas conseguiu o 4° lugar a apenas 1 decimo do primeiro. O ritmo estava lá e isso era o mais importante.

Primeira manga o Jonas saia do lado exterior da grelha o que é um grande handicap na primeira travagem. O que temiamos passou-se o Pole man foi empurado na travagem e o Jonas ficou blocado atrás dele. Os "copains" do interior passaram todos e Jonas retoumou o andamento em 10°. Numa pista onde as ultrapassagens são quase impossiveis a coisa anunciava-se mal.
O Jonas conseguiu mesmo assim subir até ao sexto lugar graças ao seu ponto forte que são as ultrapassagens e acabou assim.

Segunda manga sai de 6° e novamente no exterior. Desta vez guardou o 6° lugar. O 5° blocou durante algumas voltas e os outros ganharam avanço. Quando o Jonas conseguiu passá-lo os outros já estavam longe. O jonas começou a ganhar decimo a decimo e quando chegou ao 4° passou-o. O quarto colou-se e os dois começaram a ganhar tempo ao segundo, mas já não deu tempo de o apanhar. A consulação era que o Jonas tinha nas duas mangas feito o segundo melhor tempo a 3 centesimos do melhor tempo que era do filho Cariget.

Para a final o Jonas saía do 5° lugar, enfim do lado de dentro. Só que na montagem dos pneus o Jonas dizia que não estava bem. Disse-lhe para ir vomitar e que se não se sentisse melhor não corriamos. Fui para a grelha e fiquei á espera do Jonas. Ele lá veio meio branco e disse que ía correr. 26 voltas naquele estado não sei o que iria dar e disse-lhe que se ele não se sentisse bem para parar.

Penso que o que o motivou foi a presença de dois Portugueses que vieram de Lucerna de proposito para ver a sua corrida e ele não os queria decepcionar.

A final foi o "Jonas show of the day". Partiu do interior e na primeira curva já estava em terceiro. Como nas duas mangas o Australiano McKee foi-se embora. O Jonas fez algumas voltas colado ao terceiro, Schwab, o vencedor do challenge do ano passado, mas conseguiu passá-lo e deixá-lo para trás. O Magee entretanto já tinha 20 metros de avanço e era preciso ir buscá-lo. O Jonas concentrou-se e começou a ganhar terreno pouco a pouco eram 26 voltas e nada estava perdido, á volta 15 o Jonas conseguiu colar-se, Para mim o Jonas já tinha ganho, porque o Jonas nunca acaba uma corrida atrás de outro, o lugar do que está á frente é atrás. No gancho antes da reta o Jonas trava no interior e passa-o, mas no fim de reta o McKee volta a passar para a frente (tinhoso, lol) O jonas muda de lugar para ultrapassar e desta vez faze-o um gancho mais cedo entra bem na reta e o McKee mesmo beneficiando da aspiração não consegue voltar a passar. O Jonas mostra-se mais rapido no miolo, o McKee nas duas retas consegue sempre voltar a colar. Começava a desesperar, pois era preciso ganhar distancia suficiente para que o McKee deixasse de beneficiar da aspiração. Faltavam 8 voltas para o fim e o Jonas pouco a pouco conseguiu os seus intentos e começou a distanciá-lo, a corrida estava ganha! a bandeira de xadrez nunca mais chegava, mas acabou por chegar e o Jonas venceu com 2 segundos de avanço.

Saltei para a pista aos saltos. Há vitorias e vitorias e esta tinha sido grande, muito GRANDE. Dizia o Jonas no fim: Lembrei-me do que me disse uma vez o meu medico. Quem está doente é o Jonas. O piloto Jonas está muito bem. E o que é giro é que quando tiraram os capacetes os outros estavam todos rotos e o Jonas era o que estava em melhor estado.

Eu não sou mistico, mas muitas vezes penso que forças exteriores se combatem, umas para dificultar a vida ao Jonas e outras para o ajudarem, por enquanto as forças positivas são mais fortes, Obrigado.

Em conclusão: No que toca a igualdade de motores penso que é uma realidade, apenas vi uma excepção que é o filho do importador que tem de facto um motor acima da media, a provar, o piloto em questão fez sempre a volta mais rapida embora nunca tenha saido do lote pois ao nivel pilotagem deixa muito a desejar. Como esta é a pista onde anda desde criança de vez em quando consegue uma volta melhor e com o seu motor é suficiente. É claro que sendo o seu pai o importador consegue-lhe preparar um motor com tudo do melhor.

Eramos juntamente com outros cinco pilotos de outras categorias os unicos privados, todos os outros estavam integrados em teams.

Foi a primeira vez que andámos com um motor ROTAX que necessita de uma certa aprendizagem pois tem um comportamento muito carateristico.

É de facto uma categoria onde o piloto pode fazer a diferença em pilotagem pois os motores são de facto muito iguais, dando assim a possibilidade a qualquer privado de se evidenciar se tiver as capacidades para o fazer.

Os controladores da ROTAX fizeram os controis onde eles sabem que pode haver faralhanços (fica a duvida se o filho do importador é controlado com a mesma imparcialidade).

Os pneus em parque fechado e tirados á sorte são uma garantia de igualdade para todos nesse sujeito.

Os pneus MOJO foram uma agradavel surpresa, pois têm muito grip e um comportamento homogeneo ao longa da vida, pois o melhor tempo da final, quando a pista estava no maximo de borracha, foi apenas 1 decimo mais lento que o tempo da pole.

O nosso motor que esperamos ser sempre o mesmo só pode vir a andar melhor, pois quanto mais anda , mais anda.

As proximas provas serão em circuitos "neutros" e a vantagem que os outros pilotos tinham nesta pista onde andam o tempo todo, irá desaparecer.

Agora vamos atacar daqui a 15 dias o Campeonato Suiço de KF3 e na semana seguinte as qualificações para o campeonato da europa. No campeonato Suiço esperamos repetir o resultado, mas nas qualificações vai ser mais dificil pois um privado a esse nivel não é facil, mas o Jonas vai dar a volta por cima. Se os motores fossem como os Rotax estava garantido.

Para verem as informações sobre a prova vão ao site: http://www.karting.ch/

Está em alemão mas com o Babelfish pode-se traduzir.

As fotografias devem estar em linha em breve e os filmes da prova tambem, pois estava lá uma equipa de filmagem.

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