ARTIGOS E NOTÍCIAS

‘A STAR IS BORN’

Publicada por vr em 2.1.07
A 29 de Julho de 2006, à volta de um churrasco bem ‘afinado’, nascia o Jonas Fan Club Portugal, fruto de uma pequena brincadeira entre nós os dois, acabados de nos conhecermos pessoalmente por esses dias, unidos que (já) estávamos (entre outras coisas…) pelo interesse, pela simpatia e, porque não dizê-lo, pela admiração pela carreira do pequeno grande Jonas que tão bem honrava o nome de Portugal na distante e fria Suiça.

A nossa simpatia pelo Jonas não decorria apenas dos seus feitos, já assinaláveis para a ainda tenra idade, mas sobretudo do saudável espírito que ambos havíamos descortinado, ao longo de meses a ‘lermo-nos’ no Fórum Autosport, na forma como o pai ‘Piscinas’ (e toda a família Rodrigues por extensão) encara o desporto automóvel em geral e a participação competitiva do Jonas em particular.

O esforço colectivo em torno de um objectivo comum, a tenacidade em enfrentar as dificuldades sem esmorecimento, o valor dado ao trabalho como forma primordial de se alcançar o sucesso, enfim… o desportivismo em aceitar quer as vitórias quer as derrotas com a mesma simplicidade de carácter, sem arrogâncias nem caprichos de vedeta, são, para além do talento que se vislumbra, as qualidades que nos fazem acreditar no Jonas e nos levam a querer apoiá-lo da melhor forma possível. Não sabemos onde ele poderá chegar, mas tão importante como o ‘lugar’ onde se chega não será o ‘caminho’ que se faz para lá chegar?... Siga ele sempre o mesmo ‘caminho’ e para nós será sempre o Grande Jonas!

Alguns meses passaram e muitas coisas aconteceram. Aquilo que nasceu como uma brincadeira (no bom sentido da palavra) foi-se tornando aos poucos uma coisa muito séria, novos membros se foram juntando ao grupo, tivemos o grato prazer de conhecer pessoalmente e conviver com o Jonas e respectiva família, e entre as ideias que se foram cruzando uma ganhou carácter de ‘urgência’ como veículo privilegiado de comunicação do Jonas com seus fans: um Blog, onde todos aqueles que seguem ou pretendem seguir atentamente a carreira do Jonas encontrarão todas as informações relevantes sobre a mesma podendo comentá-la, discuti-la, dar as suas sugestões e apreciações, encontrar fotos e vídeos, conhecer melhor o Jonas e muito mais.

Dizia um poeta espanhol que ’um caminho faz-se caminhando’. Este é apenas um primeiro passo. Singelo, é certo. Mas porque o mais difícil é sempre começar, acreditamos que muitos outros se seguirão e, quiçá, alguns desses possam dar contributos mais efectivos (ou materiais, como lhes queiram chamar) para a carreira do Jonas.

Mas, perguntarão alguns, quem é afinal o Jonas?

Jonas Rodrigues, nascido a 8 de Março de 1995 em Lausanne, na Suiça, filho de pais portugueses, é um dos muitos milhares de miúdos que por esse mundo fora enche as pistas de karting enfrentando as categorias de promoção com o sonho de um dia chegar à Formula 1. Possui a dupla nacionalidade, suiça e portuguesa, ostentando e defendendo com orgulho as nossas cores nacionais.

Iniciou-se no karting em 2003, fazendo 6 corridas, na última das quais conquistou o seu primeiro pódio. No ano seguinte, na sua primeira participação ‘a sério’ em competições de karting, mostra desde o início que é um dos principais candidatos ao título do campeonato suíço-romando (zona francófona da Suiça), arrancando 6 vitórias nas 6 últimas corridas disputadas impondo-se de forma categórica e conquistando, por apenas 2 pontos à frente do vice-campeão suíço, o seu primeiro título de campeão. Nesse mesmo ano ganha também a Runner Cup, competição organizada pelo seu clube, o Road Runner Karting Club. Ao todo, e em 14 corridas disputadas, conquista 10 vitórias e 2 segundos lugares!

Para 2005 os objectivos apresentam-se mais ambiciosos, mas a falta de meios impedem-no de disputar o campeonato suíço, concentrando as atenções na Bridgestone Cup e na Romandie Cup, acrescentando ambos os títulos ao currículo e mais 7 vitórias, 1 segundo e 2 terceiros lugares em 11 corridas disputadas! O caminho parece definitivamente traçado, mas muito há ainda para provar e muitos escolhos para vencer.

E precisamente o ano de 2006 revela-se, em termos desportivos, algo ingrato. Fruto de um incompreensível política (estamos a falar de categorias de promoção, onde o importante seria descobrir talentos e não ‘contas bancárias’…) que ao liberalizar em demasia chassis, motores e quantidades de pneus a utilizar, impede ou torna mais difícil que a diferenciação se faça pelo valor intrínseco de cada piloto, fazendo antes sobressair o ‘peso’ da conta bancária de cada um… Mas enfim, é também nos momentos difíceis que se vêm os verdadeiros campeões, e apesar dos fracos resultados as boas exibições do Jonas, que dá sempre o melhor de si independentemente do material que tem à disposição, (no caso bastante inferior ao dos seus principais oponentes) despertaram atenções suficientes para que o futuro próximo possa ser encarado com um pouco mais de optimismo.

Primeiro, foi a oferta de material, por parte da Corse, para o primeiro teste que a família Rodrigues decidiu fazer na categoria Júnior. E apesar do resultado final não ter sido, em termos absolutos, o mais positivo, a exibição não deixou grandes dúvidas, passando este seu primeiro ‘exame’ de acesso aos patamares onde o seu futuro verdadeiramente se decidirá com distinção: 6º nos treinos entre 18 concorrentes (e à frente do vencedor da Bridgestone Cup de 2005 na categoria!), é atirado para fora da pista na 1ª manga, sendo obrigado a desistir, mas alcança um extraordinário 8º lugar na 2ª manga depois de partir em último! E tendo dado tão boa conta de si, não é de admirar que a Corse acabe por lhe oferecer material para enfrentar os novos desafios de 2007, permitindo-lhe assim ter melhores condições para disputar o Troféu Vega, na categoria Open 140, e ‘medir-se’ com os concorrentes da categoria Júnior nos treinos para as provas do Campeonato Suíço e da Bridgestone Cup (impossibilitado que está, por ainda não ter atingido a idade mínima permitida para a categoria, de participar nas corridas).

Depois, veio o prestigiante convite para integrar um dos melhores clubes suíços, o Lugano Kart Team, prova de que há quem esteja bem atento ao percurso do Jonas e também vislumbre nele um talento em potência.

Saudemos pois a um Novo Ano cheio de boas corridas para o Jonas que lhe permitam angariar os apoios necessários aos desafios bem mais sérios, em todos os sentidos, que o esperam para 2008.

E assim, a partir de hoje este espaço está aberto a todos os que, imbuídos de um saudável espírito de camaradagem e unidos no apoio ao Jonas, nele pretendam participar. Não se pretende que seja um espaço exclusivo mas aberto à partilha de informação e à discussão sobre a carreira de outros jovens pilotos, sobretudo portugueses. Porque, além do mais, nos une a todos, embora de formas e dimensões necessariamente diferentes, a mesma paixão pelas corridas de automóveis.

E agora…’Gentlemen [and women…]: start your engines!’

Carlos Surgy

Vitor Ribeiro

« Ínicio